BNP Paribas Asset Management: o gestor de activos para um mundo em mudança

O BNP Paribas Asset Management é a entidade autónoma e dedicada à gestão de activos financeiros, do grupo BNP Paribas, uma das maiores instituições financeiras do mundo. Oferecemos aos nossos clientes institucionais e de retalho uma gama completa de serviços de gestão de activos.

 Perto dos nossos clientes

Presente em 35 países, estamos perto dos clientes que servimos. Acreditamos que esta proximidade é vital, pois permite-nos compreender melhor os desafios que os clientes enfrentam dia-a-dia. Isto significa que podemos antecipar a evolução das suas necessidades e fornecer-lhes a solução certa.

Três linhas de negócio dedicadas

As necessidades dos investidores variam amplamente e nesse sentido canalizamos os nossos conhecimentos para atender às necessidades de cada tipo de cliente:

  • Institucional: fornecemos capacidades de investimento líderes de mercado para toda a gama de investidores institucionais.
  • Distribuição: propomos aos distribuidores soluções de investimento à medida, para ajudá-los a atender às diversas necessidades dos seus investidores finais.
  • APAC & Países Emergentes: oferecemos um amplo leque de soluções de investimento nos mercados emergentes, para os clientes locais e internacionais.

Os nossos especialistas estão constantemente à procura de soluções adaptadas às necessidades de cada perfil de investidor. E porque os gestores conhecem as necessidades dos nossos investidores, podem assim oferecer-lhes produtos e serviços totalmente personalizados.

Ter equipas experientes no terreno, por todo o mundo, é uma grande vantagem, pois permite-nos compreender tanto as oportunidades de investimento que vão surgindo, como o que os nossos clientes esperam de nós.

Equipas de investimento autónomas e com experiência reconhecida

Fornecemos aos nossos clientes o acesso a uma gama completa de soluções de investimento de alta qualidade, abrangendo todas as principais classes de ativos e temas, bem como algumas áreas de nicho de mercado seleccionadas.
E temos confiança para fazer isso graças às nossas equipas de investimento em todo o mundo, especializadas exclusivamente nas suas respectivas áreas.

Cada equipa de investimento tem toda a liberdade que precisa para aplicar as suas convicções e conhecimentos do mercado. Isto permite desenvolver soluções inovadoras e maximizar os retornos ajustados ao risco das carteiras dos nossos clientes. E como reconhecimento do seu trabalho, estas equipas de especialistas recebem regularmente prémios pelo seu trabalho.

No total, contamos com cerca de 700 gestores profissionais, trabalhando em 60 equipas de investimento autónomas.


Um gestor de activos responsável

No BNP Paribas Asset Management a responsabilidade é o cerne do que somos e do que fazemos. Significa:

  • Aplicar um critério Ambiental, Social e de Governança Corporativa a todos os nossos fundos mútuos.
  • Disponibilizar uma ampla gama de fundos de Investimento Socialmente Responsável (ISR).
  • Estabelecer um diálogo com as empresas nas quais investimos e incentivá-las a melhorarem as suas práticas.
  • Esforçar-se para agir de forma responsável em todas as nossas actividades do dia-a-dia.


Gestão rigorosa do risco

A minimização do risco é uma forma importante de maximizar o desempenho financeiro das nossas carteiras e para isso gerimos o risco em todas as suas formas. Para atingir esse fim, temos especialistas reconhecidos que fazem parte das nossas equipas de investimento e duma unidade de supervisão centralizada, que desenvolveu uma plataforma de controlo de risco, com ferramentas de risco internas e soluções de fornecedores externos.

Os nossos processos foram certificados por peritos independentes. Em 2015, recebemos o rating de “Highest Standards” (“os mais altos padrões”), classificação atribuída pela Fitch Rating, que destacou, nomeadamente, a nossa organização rigorosa de controlo de risco e conformidade.

O BNP Paribas Asset Management em resumo

  • Um reconhecido gestor de activos com € 509 mil milhões em activos sob gestão e aconselhamento.
  • Presente em 35 países, em 5 continentes (na Europa, APAC, América do Norte, América Latina e EMEA – Europa Oriental, Oriente Médio e África), com 3.000 colaboradores e 60 centros de investimento.
  • Organização focada no cliente, com 500 especialistas sempre virados para o cliente, prontos para atender às necessidades dos investidores em 70 países.
  • 700 gestores profissionais: com convicção, experiência e competência
  • Apoiado pelo Grupo BNP Paribas, um dos bancos mais bem cotados do mundo


Dados a 30 de Setembro de 2015.
Rating do Grupo BNP Paribas:
A+ notação Standard & Poors (6 de Julho de 2015),
A1 notação Moody’s (28 de Maio de 2015) e
A+ notação Fitch (19 de Maio de 2015).

Partilhar esta página: